top of page
  • Foto do escritorMarcia Costa

Montagem de portfólio

Atualizado: 17 de abr. de 2018

Portfólio é o resumo do trabalho de um profissional. No caso do fotógrafo, podemos dizer que é uma pequena mostra de seu trabalho. O portfólio pode ser virtual ou impresso, pode estar armazenado em um Pen drive ou em mídias digitais como CD, DVD ou Blu-ray. Porém, tenha cuidado com o tamanho e a extensão do arquivo, apresente sempre em Jpeg e em tamanhos médios. Arquivos muito grandes ou pequenos demais, podem acarretar problemas na visualização. Por isso cuidado na hora de preparar o seu.


Ter um site, blog ou página no Facebook é importante, mas precisa está sempre atualizados. O fotógrafo, muitas vezes, precisa fazer uma apresentação impressa do seu trabalho para uma agência, editor ou diretor de arte. Para isso usa-se o portfólio impresso. Este deve ser muito bem apresentável, ampliações de qualidade, em tamanho 20 X 25 cm ou maior. Imagens menores podem ser difíceis de observar a qualidade do trabalho. Outro ponto é a ‘embalagem’, que deve ser de fácil manuseio, sem complicações para abrir e fechar e principalmente de ótima qualidade e bom gosto.



Foto: Marcia Costa

A quantidade de imagens é outro ponto importante na apresentação do trabalho. Os impressos devem conter de 10 à 20 imagens. No caso do cliente gostar de seu trabalho, você poderá deixar um material em Pen drive, Cd, DVD ou Blu-ray, para ser apreciado depois com uma maior quantidade de fotos. Porém, não extrapole no número de fotos., em torno de 40 é o suficiente.


A seleção das fotos que serão colocadas em seu portfólio é muito importante. Tenha cuidado nessa hora, se for o caso peça ajuda de amigos, seja bem criterioso neste ponto. Um portfólio não pode ser um mero conjunto de fotos bonitas, elas precisam ter harmonia umas com as outras. Um editorial de moda, suas melhores reportagens, as mais bonitas de still, precisam ser muito bem selecionas. Isso faz a maior diferença.


No Brasil muitos fotógrafos trabalham em mais de uma área do ramo fotográfico. Por isso, preste atenção em qual você fará apresentação. Não se deve misturar imagens de produtos com fotografia de moda. Tenha um portfólio para cada área de atuação.

Mantenha seu portfólio atualizado (impresso ou on line) e sempre impecável. Nunca apresente um material impresso desgastado pelo uso e links de trabalhos antigos e desatualizados. Isso serve, também para álbuns de eventos como casamento, 15 anos, infantis. O material que você apresentará ao cliente para ser contratado, deve estar novo, com fotos bonitas e atualizadas.


Foto: Marcia Costa

0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page